quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Jantar no Escuro: 6 continentes

A segunda edição do Jantar no Escuro na casa da Ana e do Dingo foi uma delícia e os convidados viajaram pelos 6 continentes do planeta! 

Como sempre, a casa estava linda e deliciosa, a noite estava fria, ideal para comer e beber com os amigos! Mais uma vez, a música ficou por conta da Luna França com a sua voz doce e, dessa vez, acompanhada no violão por Fábio, que também cantou algumas músicas. Sem contar a ilustre participação de Rico Lima na percussão.
Para beliscar antes do jantar, começamos com entradinhas com influências européias:  cestinhas de massa filo com queijo brie francês e caramelo de nozes, e uma sopinha espanhola de creme de alho assado com amêndoas.  
O terceiro canapé foi expirado no tempo que eu morei na Austrália: batatinhas assadas com a casca  servidas com sour cream e sweet chili sauce na colherzinha de porcelana (lá são fritas e conhecidas como wedges).
O único continente que eu não conheço nada a respeito de sua culinária é a Antártida,. Porém, quando penso nesse continente, o que vem na minha cabeça é gelo, gelo e mais gelo.  Então tive uma idéia: para encerrar os canapés e abrir o apetite para o jantar de 4 pratos que estava por vir, servimos um mini frozen marguerita.
 
cestinhas de massa filo com queijo brie e caramelo de nozes

sopinha de alho assado com amêndoas

batatinhas assadas com sour cream e sweet chilli sauce

Depois dos aperitivos, os convidados foram levados até a mesa, onde foi servido o jantar. Para explorar mais a Oceania, os pratos foram acompanhados de vinhos neo-zelandeses. Um branco Riesiling para começar e depois um tinto Pinot Noir para o segundo e terceiro prato. Até para os enólogos de plantão foi difícil de descobrir que vinho estavam tomando!



























Infelizmente dessa vez não deu para tirar fotos de todos os pratos pois a fotógrafa Helena Rios participou do jantar e estava com os olhos vendados!
Mas com certeza, os sabores, os cheiros, os sons, as texturas e todas as deliciosas sensações ficaram  na memória de cada um que participou desse jantar... 

Mas para refrescar a memória, vou contar o que foi servido! Ai vai:

Primeiro prato: Ásia. Rolinho vietnamita no papel de arroz com camarão grelhado com capim santo, tiras de cenoura,  alface, hortelã e molho housin, servido com pepininhos agridoces. 
Segundo prato: Europa. Risoto de queijo de cabra e aspargos verdes.
Terceiro prato: África. Tiras de filé mignon com pimentas verde e vermelha, côco ralado, cozido na água de côco e shoyo (receita da Mauritânia), servido com legumes e banana da terra assados com especiarias.
Quarto prato: América. Trio de sobremesas brasileiras: suflê de goiabada com calda de catupiry, pudim de abóbora e brigadeiro de chocolate com leve toque de café enrolado no crocante de castanhas do pará. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário