terça-feira, 19 de abril de 2011

Receita Saladinha Thai

Quando eu fui pra Tailândia em 2009,experimentei a tal Salada de Papaya e fiquei apaixonada. Mesmo com a boca queimando da pimenta não conseguia parar de comer... (a maioria dos pratos que eu pedia lá acontecia isso, mesmo pedindo "not spicy". Aliás, a minha tolerância para pimenta aumentou uns 1000% nesta viagem) Refrescante, crocante, picante, colorida, meio doce, meio salgada... huummm...típico da culinária tailandesa!
  Outro dia resolvi fazer a tal salada, mas como adoro dar uma mudadinha nas receitas, acabei colocando outras coisas e tirando outras, mesclando receitas... e ficou uma delícia! A tradicional é feita basicamente com papaya verde ralado, tomatinho, amendoim e camarão seco. Eu ocidentalizei um pouco a receita, para agradar a todos, tirei o camarão seco que eu não gosto, e achei que ficou uma delícia. Por isso ela está no cardápio dos casamentos e sempre que os noivos escolhem por ela é um sucesso!!

Ingredientes:
-3 a 4 papayas (ou 1 mamão formosa) bem verdes e duros 
-2 pepinos japoneses
-1 cenoura grande
-1/2 pacotinho de broto de feijão
-1 mão cheia de castanhas de caju torradas e salgadas
-1 caixinha de tomatinhos doces
-6 talos de cebolinhas picadas em rodelas

Molho:
-6 colheres de sopa de azeite (os tailandeses usam óleo, mas eu prefiro usar azeite, mais saudável)
-8 colheres de sopa de shoyo
-1 pedaço médio de gengibre ralado
-1 pimenta dedo de moça sem sementes picadinha (se gostar de mais picante, sinta-se a vontade)
-2 colheres de sopa de pasta de tamarindo (você vai encontrar em lojas de produtos orientais)
-1 colher de sobremesa de Molho de Peixe (você vai encontrar em lojas de produtos orientais)
- 3 colheres de sopa de açucar mascavo
- um pouquinho de suco de limão

Preparo:
Descasque o papaya, o pepino e a cenoura com o descascador de legumes.
Para ralar, eu tenho aquele mandolim japonês que ajuda bastante (apesar de ser meio perigoso, tem que ser manipulado com muito cuidado). Uso ele com o "garfinho" mais fino, que faz com que fiquem bem fininhos e compridos, parecendo espaguete. Tem também um outro que encontra até na loja de 1,99 aqui da ilha que é descascador e faz essas tirinhas de legumes. Se não tiver nenhum desses dois utensílios, tudo bem! Você pode usar o ralador comum no ralo maior, mas tente ralar no sentido mais comprido para que fiquem tiras mais compridas.
Do pepino use apenas a parte de fora, sem as sementes. E do papaya também, rale apenas a parte mais de fora e branca; mais pro centro ele vai começar a ficar amarelado.

Corte os tomatinhos em 4 gominhos cada, e numa saladeira funda misture os com o broto de feijão, os legumes ralados e a cebolinha.
Para fazer o molho, misture todos os ingredientes.
Tempere a salada com o molho, misture bem e coloque na geladeira para deixar bem geladinha.
Antes de servir, misture as castanhas (que podem ser grosseiramente quebradas) e guarde um pouco para colocar por cima para decorar. Pode decorar também com uma pimenta inteira e cebolinha.



ความอยากอาหารที่ดี
(bom apetite em tailandes)

Um comentário: